Fórum Paixão Azul

Mostrar Mensagens - Paixão Azul

Mostrar Mensagens

* Mensagens | Tópicos | Anexos

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.

Mensagens - Paixão Azul

Páginas: 1 2 3 4 5
31
Pombos Torcazes / Re: Bons coutos e maus coutos de pombos
« em: 07 de Janeiro de 2014, 16:09:35 »
Não tenho dúvida de que se trata de um tema que deverá maior adesão mais para o final da época, pois agora ainda estamos a aguardar a "ver o que dá". Mas seria interessante que houvesse alguma adesão e que alguns números fossem divulgados.

32
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 07 de Janeiro de 2014, 16:00:31 »
Bom dia,

Alguem sabe se há pombos na zona da Flor da Rosa?

A zona de Flor da Rosa / Crato tem poucos pombos.

33
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 07 de Janeiro de 2014, 15:59:54 »
Sera que estes pombos de St. Margarida e de Alvalade do Sado vão para Espanha ou ficam por ca? E os pombos que costumam frequentar o Pinheiro foram para onde?

Os pombos já mostraram ontem, ao final do dia, e hoje uma tendência de subida para norte (nordeste). Bandos, em quantidade considerável, deslocaram-se das zonas que refiriu em direcção à Serra de Ossa (lado norte), em concreto Évora Monte e Estremoz. Com os torcazes não há ciência certas, mas, se não for antes, logo que o vento rode para norte, o núcleo que se encontra no sudoeste de Portugal, vai deslocar-se na direcção que referi e, eventualmente, para Espanha.

34
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 06 de Janeiro de 2014, 18:06:05 »
Há alguns pombos na Herdade de S. Domingos e nas turística e associativa do lado sul da Barragem do Monte Novo (Sta. Susana). Mas a maioria seguiu mais para sul juntando-se ao grupo maior (Alcáçovas / Torrão / Odivelas / Sta. margarida do Sado). Alguns desceram pela Serra de Portel.

35
Pombos Torcazes / Bons coutos e maus coutos de pombos
« em: 06 de Janeiro de 2014, 18:02:20 »
Inicio aqui um novo tópico para podermos "dizer mal" mas também para podermos "dizer bem". Trata-se de um espaço onde cada um poderá referir os "barretes que enfiou" nas suas caçadas ("ao dia" ou "à época"), referindo o que não gostou, mas onde também poderá referir o que lhe corrreu bem e o que gostou, tanto no que se refere a resultados como no que se refere à organização e gestão dos coutos.

Este tipo de discussão nos fóruns é importante e poderá ser muito útil para evitar dissabores a outros apaixonados por esta caça.

36
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 06 de Janeiro de 2014, 17:49:17 »
Safara.

Os pombos que aparecem naquela zona são normalmente oriundos da corrente migratória que vem pelo sul da península, passando nos Pirinéus orientais, junto ao Mediterrâneo. Estes pombos não são contabilizados nas contagens e têm como destino normal a zona de Córdova. Com falta de comida (caso do ano passado) ou com ventos fortes do quadrante sul, descem mais para sul (Cádiz ou Huelva) ou para sudoeste (Portugal - Safara, Minas S. Domingos, Barrancos, Algodôr...).

37
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 06 de Janeiro de 2014, 17:42:29 »
Respondendo às questões colocadas:

- Pombos a dormir no Freixo - Não ficaram nenhuns. Desceram todos mais para sul.

- Herdade da Negrita - Há uns pombos em quantidade razoável. Houve caça no Domingo, mas com resultados relativamente fracos devido ao mau tempo que se fez sentir.


38
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 06 de Janeiro de 2014, 12:00:59 »
Muitos pombos a dormir em Sta. Margarida e a comer na zona de Odivelas / Torrão. Pombos em Ferreira do Alentejo. Muitos pombos a dormir em Alvalade do Sado. Pombos em Garvão (Ourique). Mais para norte, a zona de Monforte também está com um contingente de pombos apreciável.

Em Espanha aumentam os pombos a dormir na dormida principal da Serra de São Pedro (Rincon) e a sairem para leste (Aliseda).

39
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 02 de Janeiro de 2014, 19:48:49 »
Hoje à tarde passaram alguns bandos grandes em Évora-Monte e Azaruja. Deslocam-se de norte para sul. Alguns ficaram a dormir na dormida do Freixo, mas o seu destino fica para mais para sul.

Confirmo a informação do amigo Cimbelero, a quem agradeço muito a participação neste fórum. Já há bastantes pombos no Rincón de Azagala, a dormida principal da Serra de São Pedro. Têm vindo, nos últimos dias, da zona de Portalegre. Com forte possibilidade estes pombos não voltarão para Portugal.

Pressionados pelos ventos do quadrante sul. a grande concentração de pombos em Portugal está muito a sul e relativamente junto ao litoral. Muitos pombos (de novo) em Sta. Margarida do Sado, Ferreira do Alentejo, Alvalade do Sado e Garvão. Hoje, devido ao mau tempo, as caçadas foram naturalmente sofríveis.

Um bom ano para todos.

40
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 02 de Janeiro de 2014, 13:52:57 »
Não há pombos no Pinheiro.

41
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 31 de Dezembro de 2013, 15:39:22 »
Os pombos já chegaram em quantidade à zona de Portalegre, Alter do Chão, Arronches, Monforte e Crato.

A Igrejinha que durante algum tempo teve a dormir uma quantidade muito relevante de torcazes ficou vazia no domingo. Esses pombos deslocaram-se para sul e estão agora na zona de Alcáçovas, Casa Branca, Torrão e Ferreira do Alentejo. Em Ourique apareceram também os primeiros torcazes deste ano.

Relativamente a Espanha, aumentou a quantidade de pombos a sul de Badajoz, com algumas caçadas muito boas. Apareceram também pombos na zona de Valência de Alcântara, muito perto da fronteira com Portugal (Portalegre)

Um bom ano para todos.

42
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 27 de Dezembro de 2013, 14:31:24 »
Tal como tem vindo a ser normal nos últimos anos, neste final de Dezembro os pombos no Pinheiro Francês e em Palma são apenas residuais.

Ontem de manhã muitos torcazes a saírem das dormidas de Sta. Margarida do Sado e a comerem entre esta localidade e Ferreira do Alentejo.

Os pombos que desde Novembro dormem em Vendas Novas são agora muito poucos. Mantém-se ainda pombos a comer no Sabugueiro.

Muitos pombos na zona da Igrejinha, Évora Monte e Serra de Ossa.

Bastantes pombos a dormir na zona de Foros do Arrão e Montargil. Também já começaram a aparecer na zona de Portalegre.

Relativamente à presença de pombos em Espanha, reportamos agora a sua presença já em quantidade razoável a sul de Badajoz e na zona de Pozoblanco, a norte de Córdova.

Saudações cinegéticas.

43
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 23 de Dezembro de 2013, 17:37:00 »
Na zona de S. Miguel de Machede, mais concretamente entre a Azaruja e esta povoação, referenciámos pombos a comer (em quantidade não muito grande) no Monte do Pinheiro (Ass. Caç. Sra. da Rocha) e na Herdade do Paço da Quinta. Na sexta feira estiveram a comer na Herdade de São Domingos (a sul de Sta. Susana) mas não voltaram no sábado. Algumas reservas da zona vão abrir no próximo domingo.

44
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 23 de Dezembro de 2013, 17:08:43 »
Muito menos pombos a dormir no Pinheiro Francês, com caçadas praticamente nulas. Já é perfeitamente clara a movimentação para nordeste, típica de Dezembro. Apesar disso ainda há muito pombos a dormir mais a sul, em Sta. Margarida do Sado. Vão comer para norte.

Muitos pombos a dormir na Bragança, em Vendas Novas. A quantidade de pombos que se encontrava no Sabugueiro tem vindo a diminuir, embora exista um bom quantitativo a comer nas reservas da área de São Pedro da Gafanhoeira. Grandes cordões a passarem na zona de Brotas.

Os pombos já chegaram a Évora Monte e ao Vimieiro. Boas caçadas na zona da Igrejinha, com a dormida cheia. Pombos a comer na Azaruja.

45
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 16 de Dezembro de 2013, 20:23:00 »
O pombos continuam a dormir no Pinheiro Francês mas saem para longe para comer. Caçadas más em toda a zona, incluindo Palma. Mantém-se alguns pombos na zona de Sta. Margarida do Sado, especialmente a dormir. Muitos pombos em Vendas Novas e Cimborro. Também já chegaram a Santana do Mato e ao Sabugueiro.

Páginas: 1 2 3 4 5
  

© Paixão Azul. Desenvolvido por W-negócios
Bem-vindo

Bem-vindo ao fórum do site português Paixão Azul dedicado ao pombo torcaz e à criação e comercialização de pombos de vara.

Contactos

Pedro Santana - pedro@paixaoazul.pt
Telemóvel: 91 681 62 42

Paulo Santana - pa@paixaoazul.pt
Telemóvel: 91 346 34 58

Site Paixão Azul