Fórum Paixão Azul

[Artigo] A Técnica Moderna de Caça aos Pombos Torcazes com Vara

Autor Tópico: [Artigo] A Técnica Moderna de Caça aos Pombos Torcazes com Vara  (Lida 11690 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline natdsantos

  • Moderador Geral
  • Aspirante Paixão Azul
  • *****
    • Ver Perfil
[Artigo] A Técnica Moderna de Caça aos Pombos Torcazes com Vara
« em: 06 de Novembro de 2013, 10:26:17 »
Ler o artigo: A Técnica Moderna de Caça aos Pombos Torcazes com Vara

Deixe aqui o seu comentário!!!

Offline Gonçalo M.

  • Aspirante Paixão Azul
  • *
    • Ver Perfil
Re: [Artigo] A Técnica Moderna de Caça aos Pombos Torcazes com Vara
« Responder #1 em: 06 de Novembro de 2013, 22:18:02 »
Boas,

Ando já á algum tempo a pensar como hei- de colocar as minhas varas. Esta época vou caçar com 2 varas sobe e desce, 1 de rolo e 1 de aba e alguns pombos de plástico.
Será melhor colocar estas 4 varas que acho que dará mais visibilidade todos no mesmo sobreiro onde fica a barraca para negaçar ou devo pôr uma de sobe e desce num sobreiro á frente da barraca?

Offline Paixão Azul

  • Moderador Geral
  • Orientador Paixão Azul
  • *****
    • Ver Perfil
Re: [Artigo] A Técnica Moderna de Caça aos Pombos Torcazes com Vara
« Responder #2 em: 07 de Novembro de 2013, 19:08:23 »
As ponteiras de rolo (e de aba) devem ficar na árvore onde se encontra o abrigo. Se utlilizar apenas uma ponteira de sobe e desce, deve ficar em frente. Se utilizar duas então devem ser colocadas uma à direita e outra è esquerda, um pouco adiantadas relativamente ao abrigo, pois assim é possivel guiar melhor os pombos.

Offline fabarman

  • Aspirante Paixão Azul
  • *
    • Ver Perfil
Re: [Artigo] A Técnica Moderna de Caça aos Pombos Torcazes com Vara
« Responder #3 em: 14 de Novembro de 2013, 10:08:26 »
Então e não podemos usar as ponteiras de aba ou rolos no chão? Quando digo chão tipo a um palmo de altura...

Cumprimentos

Offline Paixão Azul

  • Moderador Geral
  • Orientador Paixão Azul
  • *****
    • Ver Perfil
Re: [Artigo] A Técnica Moderna de Caça aos Pombos Torcazes com Vara
« Responder #4 em: 25 de Novembro de 2013, 20:15:29 »
Se por ponteira de aba se entende a vara clássica, esta poderá substituir o rolo na aba da árvore onde estamos a armar. O rolo no chão, junto com pombos anteriormente abatidos ou negaças estáticas em neoprene, também é uma boa opção para complementar as outras varas.

Offline Eagle eye

  • Aspirante Paixão Azul
  • *
    • Ver Perfil
Re: [Artigo] A Técnica Moderna de Caça aos Pombos Torcazes com Vara
« Responder #5 em: 04 de Janeiro de 2014, 00:06:24 »
Boa noite, gostaria de comentar e ao mesmo tempo fazer uma pergunta, eu caço com os dois tipos de vara,   (tradicional na aba da arvore e vertical), tenho um maior controlo  com a tradicional pois o pombo esta com a carapuça  e esta sempre na mesma posiçao virado para a arvore e quando puxo o pombo, alem de imitar um pombo a pousar com as asas abertas quando faz o movimento descendente tambem  faz o caracteristico guiso das guias o que atrai muito os torcazes, com a vara vertical o pombo trabalha muito bem na parte da manhã e só voa quando eu o empurro para cima, mas na parte da tarde(dormida) muitas vezes perco esse controlo pois o pombo ao ver os outros(torcazes) quer esvoaçar  sem que eu o empurre o que  imita um pombo assustado e por vezes os torcazes não entram na zona de tiro,, será que o pombo não esta bem treinado ou isso aconteçe mesmo porque o pombo se quer resguardar (ir para o pombal) como sendo uma defesa natural.
Como caço numa zona onde tenho pombos á comida e á dormida, na parte da tarde devo de retirar todas as negaças de plastico ou vivas do chão e sò trabalhar com as varas ou isso não interfere?
Cumprimentos

Offline Eagle eye

  • Aspirante Paixão Azul
  • *
    • Ver Perfil
Re: [Artigo] A Técnica Moderna de Caça aos Pombos Torcazes com Vara
« Responder #6 em: 04 de Janeiro de 2014, 00:09:05 »
Boa noite, gostaria de comentar e ao mesmo tempo fazer uma pergunta, eu caço com os dois tipos de vara,   (tradicional na aba da arvore e vertical), tenho um maior controlo  com a tradicional pois o pombo esta com a carapuça  e esta sempre na mesma posiçao virado para a arvore e quando puxo o pombo, alem de imitar um pombo a pousar com as asas abertas quando faz o movimento descendente tambem  faz o caracteristico guiso das guias o que atrai muito os torcazes, com a vara vertical o pombo trabalha muito bem na parte da manhã e só voa quando eu o empurro para cima, mas na parte da tarde(dormida) muitas vezes perco esse controlo pois o pombo ao ver os outros(torcazes) quer esvoaçar  sem que eu o empurre o que  imita um pombo assustado e por vezes os torcazes não entram na zona de tiro,, será que o pombo não esta bem treinado ou isso aconteçe mesmo porque o pombo se quer resguardar (ir para o pombal) como sendo uma defesa natural.
Como caço numa zona onde tenho pombos á comida e á dormida, na parte da tarde devo de retirar todas as negaças de plastico ou vivas do chão e sò trabalhar com as varas ou isso não interfere?
Cumprimentos

Offline joão paulo

  • Aspirante Paixão Azul
  • *
    • Ver Perfil
Re: [Artigo] A Técnica Moderna de Caça aos Pombos Torcazes com Vara
« Responder #7 em: 23 de Janeiro de 2014, 17:05:14 »
amigo quanto tempo tem o seu pombo na vara.
eu tive um pombo que com a pratica já não precisava de puxar o cordel ele sozinho já fazia isso quando via os pombos torcazes  batia a asa


cumprimentos

Offline Paixão Azul

  • Moderador Geral
  • Orientador Paixão Azul
  • *****
    • Ver Perfil
Re: [Artigo] A Técnica Moderna de Caça aos Pombos Torcazes com Vara
« Responder #8 em: 29 de Janeiro de 2014, 16:12:12 »
Boa noite, gostaria de comentar e ao mesmo tempo fazer uma pergunta, eu caço com os dois tipos de vara,   (tradicional na aba da arvore e vertical), tenho um maior controlo  com a tradicional pois o pombo esta com a carapuça  e esta sempre na mesma posiçao virado para a arvore e quando puxo o pombo, alem de imitar um pombo a pousar com as asas abertas quando faz o movimento descendente tambem  faz o caracteristico guiso das guias o que atrai muito os torcazes, com a vara vertical o pombo trabalha muito bem na parte da manhã e só voa quando eu o empurro para cima, mas na parte da tarde(dormida) muitas vezes perco esse controlo pois o pombo ao ver os outros(torcazes) quer esvoaçar  sem que eu o empurre o que  imita um pombo assustado e por vezes os torcazes não entram na zona de tiro,, será que o pombo não esta bem treinado ou isso aconteçe mesmo porque o pombo se quer resguardar (ir para o pombal) como sendo uma defesa natural.
Como caço numa zona onde tenho pombos á comida e á dormida, na parte da tarde devo de retirar todas as negaças de plastico ou vivas do chão e sò trabalhar com as varas ou isso não interfere?
Cumprimentos

O esvoaçar de  um pombo em vara vertical é um defeito se for feito na aproximação dos torcazes numa zona quase dentro de tiro, pois, efectivamente, os afugenta. Normalmente acontece apenas em alguns pombos ainda jovens, pouco habituados à vara. Com o tempo desaparece.

Relativamente às negaças colocadas no chão: são muito úteis quando os pombos vêm comer e desnecessárias quando aqueles se dirigem para a dormida.

 

  

© Paixão Azul. Desenvolvido por W-negócios
Bem-vindo

Bem-vindo ao fórum do site português Paixão Azul dedicado ao pombo torcaz e à criação e comercialização de pombos de vara.

Contactos

Pedro Santana - pedro@paixaoazul.pt
Telemóvel: 91 681 62 42

Paulo Santana - pa@paixaoazul.pt
Telemóvel: 91 346 34 58

Site Paixão Azul