Fórum Paixão Azul

POMBOS TORCAZES 2020/21

Autor Tópico: POMBOS TORCAZES 2020/21  (Lida 29752 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Diogom

  • Aspirante Paixão Azul
  • *
    • Ver Perfil
Re: POMBOS TORCAZES 2020/21
« Responder #45 em: 05 de Novembro de 2020, 20:30:22 »
Claro que sim, é sempre bom confirmar. Já li relatos de que os têm visto mais a norte de Portugal. Também já li que avistaram pombos na zona de Alvalade. Para além disso, também lo que já avistaram pombos em Cáceres. Se algumas coisas destas são verdade não sei. Aqui na minha zona (vendas novas) vi uns 30 bandos de passagem num dia e nunca mais vi nada. Há pouco vi uma pessoa francesa no palombe.com a comentar que os pombos vão visitar o país basco mas que depois voltam para as Landas. Enquanto não aparecerem as caçadas e ou vídeos em Portugal dos pombos, eu não acredito que haja cá alguma coisa de jeito.
Fico desconfiado com as contagens de pombos pois há 10 anos as contagens eram de 1,5 milhões e depois havia muitos mais pombos. Agora as contagens continuam mesmas ou superiores à média como em 2018 e 2020 por exemplo e eles não aparecem.
É estranho ver que os GIFs que estudam a migração das aves não contarem tanto os que voltam para trás ou simplesmente ver que os pombos simplesmente já não passam. Enquanto não enterrarem restolhos e houver comida com fartura, a migração está condenada.
Acho que os caçadores de Portugal deveriam começar a pensar em soluções para a falta de pombos porque a tendência é que cada vez vejam menos.
Secalhar acabar com a caça no verão aos torcazes é um bom princípio para as populações sedentárias começarem a crescer.

Offline Jose98

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: POMBOS TORCAZES 2020/21
« Responder #46 em: 05 de Novembro de 2020, 21:01:57 »
Santana do mato hoje pela manhã meia dúzia de bandos enormes mas só isso!

Offline pedro70

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: POMBOS TORCAZES 2020/21
« Responder #47 em: 06 de Novembro de 2020, 00:16:41 »
Cada vez mais anda tudo à procura do sítio ideal para caçar, fazer grandes caçadas, mas cada vez isso está mais longe, pode-se fazer grandes molhadas hoje e amanhã nada, os pombos são assim, e será sempre mais fácil no início de cada época quando chegam, porque depois de ouvirem tiros começam à procura de sítios onde estejam sossegados para comer e dormir, por exemplo os parqueamento de gado e herdades onde não se caça, uma coisa é certa eles virão mais uma vez em força este ano, com muita comida mas que cada vez mais faz toda a diferença quem sabe e tem arte para negaçar e o saber caçar aos pombos, pois o estar atrás do chaparro na passagem e fazer grandes molhadas, é cada vez mais raro. Sou caçador de todas as espécies, mas esta está no top de todas pois para mim é a caça mais linda que há, quer por a espécie em si, quer por a beleza da caça que faz com que todos trabalhem em grupo, isto é a verdadeira caça, independente de quem mata mais.
Boas caçadas para todos.

Offline dionisio

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: POMBOS TORCAZES 2020/21
« Responder #48 em: 06 de Novembro de 2020, 11:47:22 »
Bom dia todos cacei durante muitos anos aos pombos em portugal foi ate a 4 anos atras tive oportonidade de caçar ainda durante uns anos no terreno livre,corri o alentejo e algumas partes do ribatejo e ate beira interior, nesses anos 90 por cento dos caçadores nao usavam negaça era tudo a passagem matavam se pombos em todo lado, hoje devido a esse modo de caça e ao preço das portas a caça aos pombos nao pode ser para todos o que e injusto os pombos nessa altura mexiam muito mais hoje os poucos que vem a portugal concentran se durante muito tempo nos mesmos sitios e dai vao embora eu tambem nestes ultimos anos comprei portas cacei com negaças e sei quanto tudo isso custa melhor que ninguem por isso contínuo a dizer que a caça aos pombos em portugal nao da para todos aqui em frança ainda se caça muito a passagem mas uma posiçao para un dia caça aos pombos custa de 15 a50 euros e acessível  a todos a muita coisa que tem que mudar por ai.

Offline pedro70

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: POMBOS TORCAZES 2020/21
« Responder #49 em: 06 de Novembro de 2020, 13:37:03 »
Exactamente, concordo consigo, mas sabe também, tanto como eu, pois eu também cacei no terreno livre e acompanhei isso tudo, que nesses tempos se ouves se uma dormida, eram atirados ainda de noite e eram verdadeiras chacina que se faziam, e isso fazia com que os pobres pombos não tivessem dêscanço em lado nenhum e os bandos eram separados, conheço bem toda a Europa e como é o comportamento dos poucos por França, Alemanha, Bélgica, Holanda, etc.... É nada tem a ver com o que se passa por aqui, por aí parecem as nossas rõlas turcas, mansinho... Aqui não é assim, pois eles vêm cá por pouco tempo 3 ou 4 meses e são caçados por todo o lado, não tem comparação o imcomparavel.

Offline dionisio

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: POMBOS TORCAZES 2020/21
« Responder #50 em: 06 de Novembro de 2020, 17:00:54 »
Boa tarde sr pedro70 concordo consigo quando fala de chacinas mas a verdade e que chegava para todos, hoje so dao para os que podem pagar quanto aos pombos na europa o sr tem que saber que os torcazes das vilas e cidades dos paises que falou nao vao ao campo a procura de comida nada tem aver com os pombos que caçamos por estes campos fora aqui em frança muitos ate sao os que aviam de estar por ai que nao cumpre a migraçao o sr tem que vir aqui caçar para poder ver o que se passa aqui e depois falar disso.

Offline dionisio

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: POMBOS TORCAZES 2020/21
« Responder #51 em: 06 de Novembro de 2020, 18:11:46 »
Mas ainda falando de chacina,o que chacina e 50 caçadores num levante de dormida matarem 200 pombos ou 3 caçadores a negaçar numa porta em alguns coutos que todos nos conhecemos matarem esses mesmos 200 pombos ou ate mais, vamos pensar um pouco antes de falarmos.

Offline pedro70

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: POMBOS TORCAZES 2020/21
« Responder #52 em: 06 de Novembro de 2020, 18:55:36 »
a inveja é uma grande coisa....e mais não digo, se voce visse o que eu vi nesses tempos, nem falava assim já vou á caça desde que me lembro, desde criança, e presenciei coisas que para as classificar hoje só tinham um nome, CRIME, nas dormidas matavasse algumas dezenas??? Eram ás sàcas de adubo cheias, eram carnificinas , ainda de noite com luzes a matar aos milhares,  ninguem respeitava ninguem, nem distancias nem nada, era a ganancia pura, agora o Sr vem dizer que num dia matar alguns pombos  a mais é errado?? è inveja, isso sim.
Se calhar o Sr arrumava as coisas e vinha embora.
Mas nessas reservas que tanto atormentam o Sr, respeita-se hora para começar a atirar e nas dormidas e arredores ninguem caça, tal como ninguem atira aos pombos altos de passagem para não estragar os bandos.
Ensine por ai os seus colegas franceses  a matar pombos com espingarda em vez de estarem a caça-los com redes como acontece por esses lados. E depois aqui é que estamos errados, realmente.
 

Offline dionisio

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: POMBOS TORCAZES 2020/21
« Responder #53 em: 06 de Novembro de 2020, 19:34:47 »
Nao tenho inveja nem de si nem desses sitios onde o ,sr caça tenho muito melhor para caçar aos pombos amigo, a unico sentimento que tenho de si e pena.

Offline pedro70

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: POMBOS TORCAZES 2020/21
« Responder #54 em: 06 de Novembro de 2020, 19:49:07 »
inveja...muita.

Offline jpmp24

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: POMBOS TORCAZES 2020/21
« Responder #55 em: 07 de Novembro de 2020, 18:36:01 »
Como é para amanhã? Expetativas?

Offline pedro70

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: POMBOS TORCAZES 2020/21
« Responder #56 em: 07 de Novembro de 2020, 20:48:09 »
Com chuva todo o dia não deve augura grandes caçadas.
E como vai ser depois de segunda feira?
Será que se pode ir... Alguém sabe alguma coisa?

Offline zarolho

  • Aspirante Paixão Azul
  • *
    • Ver Perfil
Re: POMBOS TORCAZES 2020/21
« Responder #57 em: 07 de Novembro de 2020, 21:56:40 »
Boa noite. Hoje foi um dia de azafama. O problema era saber se amanhã se podia sair para a rua pois nos proximos dias não há duvidas pois está na nossa constituição que em situação de emergençia não se pode pegar em armas seja qual for a situação.
 Estive a tentar colocar aqui o email que recebemos da GNR mas as minhas limitaçoes informaticas não o permitiram. O que se percebe da comunicação que a minha reserva recebeu é de que para amanhã é expressamente proibido caçar bem como a todos os residentes nesses 121 concelhos.
Tem por base  o nº2 do artigo 28 da RCM nº 98-a de 2020.
 Eu pessoalmente falei para o comando distrital do SPNA do meu concelho e senti simplesmente um "fugir com o rabo á seringa" pois não conseguiram responder simplesmente um "sim" ou "não".
 Espero estar errado mas começo a temer que amanhã seja o ultimo dia de caça desta epoca e para alguns como para mim esse dia tenha sido na passada quinta-feira.
Se alguem souber como posso passar para aqui a mensagem do comando da GNR que recebi no Wattsap explique que eu publico.
Força para todos.

Offline zarolho

  • Aspirante Paixão Azul
  • *
    • Ver Perfil
Re: POMBOS TORCAZES 2020/21
« Responder #58 em: 07 de Novembro de 2020, 22:03:00 »
Peço desculpa, não me expliquei bem.
A proibição de caçar amanhã é só para os 121 concelhos e para os residentes neles , mesmo que cacem num concelho fora desses 121.
Não consigo perceber esta teoria , parece que estavam á espera desta pandemia para cair em cima de nós , como se fossemos nós os culpados desta CENSURADA.

Peço desculpa mas estou mesmo enervado com isto tudo , estive desde Março á espera da caça para desanuviar todo o stress causado por esta porcaria e agora veem estes palermas com estas teorias da treta. Como se nós no acto venatoria fossemos um problelm de contagio de COVID

Offline Jose98

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: POMBOS TORCAZES 2020/21
« Responder #59 em: 07 de Novembro de 2020, 22:17:17 »
Estou num desses 121 concelhos e vou caçar com autorização da GNR,a direção da reserva contactou também a GNR do concelho e do Distrito e a câmara municipal e todos deram parecer positivo para caçar!

 

  

© Paixão Azul. Desenvolvido por W-negócios
Bem-vindo

Bem-vindo ao fórum do site português Paixão Azul dedicado ao pombo torcaz e à criação e comercialização de pombos de vara.

Contactos

Pedro Santana - pedro@paixaoazul.pt
Telemóvel: 91 681 62 42

Paulo Santana - pa@paixaoazul.pt
Telemóvel: 91 346 34 58

Site Paixão Azul