Fórum Paixão Azul

Mostrar Mensagens - Paixão Azul

Mostrar Mensagens

* Mensagens | Tópicos | Anexos

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.

Mensagens - Paixão Azul

Páginas: 1 2 3 ... 5
1
Pombos Torcazes / Re: Torcazes
« em: 13 de Novembro de 2017, 18:34:15 »
Caros Amigos,

Começo por agradecer a todos que, com as suas citações, contribuem para manter vivo este Forum. Lamentavelmente, muitos outros limitam-se a consultá-lo sem contribuir com as suas opiniões / informações, o que lhe retira o necessário dinamismo.

Lembro que o papel do moderador é esse mesmo: moderar as discussões, mas apenas quando tal é relevante. Um forum é, no essencial, um espaço privilegiado de discussão e são os intervenientes que o mantêm vivo e apelativo.

Fica aqui a informação publicada hoje no site, relativa à localização das maiores concentrações de torcazes. Naturalmente que as vossas contribuições sobre este assunto são sempre desejáveis e muito "bem-vindas".

"Situação sem grandes alterações. Os pombos encontram-se quase exclusivamente a sul da Serra de Grândola, entre Alvalade do Sado e Ourique. Também continuam bastantes pombos na zona de Ferreira do Alentejo. Alguns pombos na zona de Coruche. As caçadas de Domingo na zona de Palma / Pinheiro correram particularmente mal. Também caçadas sofríveis na zona de Grândola. Pelo contrário, nas diversas zonas de caça localizadas nas zonas onde se encontram os torcazes (muitas delas abriram ontem), fizeram-se caçadas muito interessantes."


2
Pombos Torcazes / Re: torcazes 2015/16
« em: 13 de Novembro de 2015, 17:03:27 »
Os pombos estão quase exclusivamente a comer no azinho.

Ontem, muito boas caçadas na zona do Torrão, Odivelas, Viana do Alentejo e V. Nova da Baronia.

3
Pombos Torcazes / Re: torcazes 2015/16
« em: 13 de Novembro de 2015, 16:58:54 »
Amigos,

Lembro que não deverão ser feitas referências aos nomes das herdades. Apenas deverão ser referidas as zonas onde se encontram os pombos ou são feitas as caçadas. O objetivo do forum é trocar informações e debater os assuntos ligados à caça, não sendo desejável criar crispações perfeitamente escusáveis.

4
Pombos Torcazes / Re: Pombos 2014/2015
« em: 22 de Dezembro de 2014, 19:36:23 »
Parece que os pombos já andam elo nosso país e não estão só em Espanha.
Paixão azul, onde andam os pombos?

Os pombos por cá são apenas residuais. As grandes concentrações continuam em Espanha embora, com exceção dos (muitos) pombos que se encontram em Córdova, não estejam muito longe.  Há um bom contingente abaixo de Badajoz. No fim de semana algumas boa caçadas em Olivença (e Alconchel), ou seja, muito perto da fronteira. Pode ser que estes pombos venham à Serra de Ossa ou ao Vimieiro. É normal entrarem pelo Dgebe até São Domingos e depois S. Ossa. O problema é que a maioria da comida apodreceu. No entanto, com os bandos mais partidos (já está a acontecer) talvez ainda venham alguns.

5
Pombos Torcazes / Re: Pombos 2014/2015
« em: 27 de Novembro de 2014, 19:17:55 »
boa tarde pessoal,o que eu sei e que chegou muito pombo a evoramonte a serra dossa para dormir.

Amigo Dionísio.

Pode ser um pouco mais específico? Tentei confirmar a informação, mas não consegui.

Cumprimentos.


6
Pombos Torcazes / Re: Pombos 2014/2015
« em: 27 de Novembro de 2014, 19:12:38 »
Boa tarde a todos.

Hoje, mais torcazes passaram os Pirinéus. Grandes bandos, perto da costa, sobrevoaram Urrugne e Irun em direcção à península. Não foi possível conseguir qualquer estimativa relativamente a números.

Por cá, poucas alterações. Pombos maioritariamente a sul, muitos na zona de Panóias. Muito dispersos. Um número considerável de pombos na zona do Pinheiro, com caçadas razoáveis, tendo em conta a meteorologia. Caçadas fracas em Sta. Margarida. Notícia de pombos na zona de Vale de Guizo e também em Canhestros. Alguns pombos na zona de Viana do Alentejo. Há também um núcleo de pombos na zona de Mértola e Azinhal que se estendem até Paymogo, em Espanha.

Também em Espanha, bastantes pombos na zona de Córdova, no Valle de los Pedroches. Trata-se da primeira grande concentração do ano a comer no país vizinho. Como referido, alguns pombos em Paymogo e também na zona de Valência de Alcântara.

Grande concentração (em trânsito) em Salamanca. Tratam-se dos pombos que passaram tardiamente os Pirinéus. Estamos à espera deles ...

Cumprimentos.

7
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 11 de Fevereiro de 2014, 12:31:33 »
Caro André,

Os pombos estão concentrados num número relativamente reduzido de herdades onde a pressão de caça é baixa ou muito baixa. Por essa razão, não é fácil ter acesso e não é possível caçar ao dia.

Este é talvez o ano mais complicado pelo menos dos últimos dez.

Cumprimentos.

8
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 10 de Fevereiro de 2014, 17:53:28 »
Sem grandes alterações. Muitos, mesmo muitos, pombos na zona entre Sta. Margarida do Sado e Ferreira do Alentejo. Com excepção destes, não considerando algumas pequenas concentrações residuais "aqui e ali", há apenas um núcleo digno de registo na zona do Vimieiro.

9
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 03 de Fevereiro de 2014, 17:25:45 »
Ontem boas caçadas na zona de Figueira de Cavaleiros / Ferreira do Alentejo. Os pombos que dormiam em quantidade na zona de Sta. Margarida do Sado sairam pela manhã para sul e voltaram muito menos. Estes pombos deram algumas boas caçadas mais para sul (Canhestros, Fornalhas, Alvalade). Uma boa quantidade de pombos dorme na zona do Vimeiro, sobretudo (mas não só) nas Romeiras.

10
Boa noite, gostaria de comentar e ao mesmo tempo fazer uma pergunta, eu caço com os dois tipos de vara,   (tradicional na aba da arvore e vertical), tenho um maior controlo  com a tradicional pois o pombo esta com a carapuça  e esta sempre na mesma posiçao virado para a arvore e quando puxo o pombo, alem de imitar um pombo a pousar com as asas abertas quando faz o movimento descendente tambem  faz o caracteristico guiso das guias o que atrai muito os torcazes, com a vara vertical o pombo trabalha muito bem na parte da manhã e só voa quando eu o empurro para cima, mas na parte da tarde(dormida) muitas vezes perco esse controlo pois o pombo ao ver os outros(torcazes) quer esvoaçar  sem que eu o empurre o que  imita um pombo assustado e por vezes os torcazes não entram na zona de tiro,, será que o pombo não esta bem treinado ou isso aconteçe mesmo porque o pombo se quer resguardar (ir para o pombal) como sendo uma defesa natural.
Como caço numa zona onde tenho pombos á comida e á dormida, na parte da tarde devo de retirar todas as negaças de plastico ou vivas do chão e sò trabalhar com as varas ou isso não interfere?
Cumprimentos

O esvoaçar de  um pombo em vara vertical é um defeito se for feito na aproximação dos torcazes numa zona quase dentro de tiro, pois, efectivamente, os afugenta. Normalmente acontece apenas em alguns pombos ainda jovens, pouco habituados à vara. Com o tempo desaparece.

Relativamente às negaças colocadas no chão: são muito úteis quando os pombos vêm comer e desnecessárias quando aqueles se dirigem para a dormida.

11
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 29 de Janeiro de 2014, 16:05:07 »
A movimentação dos pombos em direcção aos Pirinéus já se iniciou. Os pombos que saem na direcção norte vão sempre seguindo, sem se fixarem. Em Espanha, após muito carabinar e algum desrespeito pela dormida, o maior núcleo que se encontrava a sul da Serra de São Pedro, na dormida de Valdelatorre, não voltou no domingo, tendo já seguido na direcção nordeste e estando hoje na zona ente Navalmoral de la Mata e Navalcán, já muito longe da fronteira com Portugal.

12
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 28 de Janeiro de 2014, 12:29:46 »
Há indícios de que os pombos se estão a movimentar para norte. No domingo o número de pombos que foram dormir em Sta. Margarida foi substancialmente maior do que os que lá estavam no sábado. Esses pombos vieram do sul, provavelmente seriam os que estavam em Alvalade do Sado. Ontem e hoje tem havido alguma movimentação para norte. Foram vistos vários bandos de pombos nas zonas de Arraiolos e Azaruja a movimentarem-se no sentido sul - norte.

13
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 27 de Janeiro de 2014, 17:58:52 »
Mais um fim-de-semana sem grandes alterações. Para além dos pombos que se encontram dispersos, o maior núcleo movimenta-se relativamente pouco, devido ao excesso de comida. Este ano "a lande tem mais força do que o vento". Os pombos continuam em Sta. Margarida do Sado (sempre), Ferreira do Alentejo e Figueira de Cavaleiros. Desceram também um pouco mais antes do fim-de-semana até à zona de Alvalade do Sado (novamente), tendo mesmo chegado no sábado a Garvão, perto de Ourique.

No domingo as caçadas forma genericamente más, devido ao tempo enublado, que fez com que os pombos não entrassem de maneira nenhuma às armações.

Em Espanha as coisas também não correm bem. Contrariamente ao que é normal para a época, o único núcleo relevante encontra-se a dormir a sul da Serra de São Pedro, na dormida de Vale de La Torre. Tal como cá, os pombos procuram apenas as zonas de sobro para comer. Algumas caçadas razoáveis na zona de Puebla Obando no sábado.
 

14
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 22 de Janeiro de 2014, 12:02:12 »
Boa noite. Alguem me sabe dizer se ha pombos na zona de MONFORTE. Desde ja obrigado.

Os pombos que estavam em Monforte movimentaram-se na sexta-feira para Espanha e, até ao momento, não voltaram.

15
Pombos Torcazes / Re: Por onde andam?
« em: 22 de Janeiro de 2014, 12:00:55 »
boa tarde senhor moderador, será que me pode ajudar a dizer me qual o paradeiro da maior parte dos torcazes e com este vento de norte e o mau tempo  sará que não hove mexida na localização dos mesmos? agradecia mais informações se possivel.
obrigado e boa tarde

Até hoje de manhã a situação reportada na segunda-feira não se alterou. Confirmando-se a previsão de o vento rodar para norte e aumentar de intensidade hoje à tarde, poderemos ter alguma alteração, em concreto uma movimentação dos pombos miai para norte. Vamos aguardar.

Páginas: 1 2 3 ... 5
  

© Paixão Azul. Desenvolvido por W-negócios
Bem-vindo

Bem-vindo ao fórum do site português Paixão Azul dedicado ao pombo torcaz e à criação e comercialização de pombos de vara.

Contactos

Pedro Santana - pedro@paixaoazul.pt
Telemóvel: 91 681 62 42

Paulo Santana - pa@paixaoazul.pt
Telemóvel: 91 346 34 58

Site Paixão Azul