Fórum Paixão Azul

caça verão 2019/2020

Autor Tópico: caça verão 2019/2020  (Lida 6188 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline litos77

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
caça verão 2019/2020
« em: 23 de Junho de 2019, 17:54:17 »
Companheiros

Mais uma época de caça(pouca) que se aproxima.
Os tiros na loiça , não fazem esquecer aqueles amanhecer espectaculares passados no campo, e que a malta adora.
Já há algumas zcm no portal do icnf , para aqueles, que não têm zca , ou que desistiram das zca pela escassez de animais , e os elevados custos que temos que comportar , foi o que eu fiz.
Daqueles amigos que participam no fórum , alguém vai fazer a sua abertura , e ver se engana algum Torcaz, pois imagino que as rolas serão muito poucas...
Onde o irão fazer !
ZCM ?
ZCA ?
ZCT ?

Cumprimentos a todos e boas caçadas...

Offline Jose98

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: caça verão 2019/2020
« Responder #1 em: 24 de Junho de 2019, 23:51:01 »
boas companheiros este ano a criação esta boa ate há umas rolitas algo que nao era esperado embora instáveis no mes de maio havia bastantes na zona e agora já nao se ve tantas.
quantos aos pombos serao os Reis da abertura há sítios com bastantes pombos ano após ano sao mais o que e bom ...
Este ano sou eu que estou encarregue de tratar dos cevadouros e tenho gostado bastante da experiência embora me  ocupe muito tempo e vivendo a quase 200 km nao me permite ir todos os dias tratar mas pelo que tenho visto pombos sem duvida serao os reis da abertura cada vez mais nas cidades se ve pombos ja em bastante quantidade parece que se estao a dar bem por o nosso pais .
As rolas tenho visto mais por a serra de aire do que por coruche .
Quanto as restantes espécies foi uma criação excelente aqui na zona perdizes excelente criaçao os coelhos estavam se a aguentar ate a coisa de uma semana que começaram a aparecer ja alguns doentes ....
Quanto a abertura sera numa ZCT

Offline daniel

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: caça verão 2019/2020
« Responder #2 em: 26 de Junho de 2019, 19:56:45 »
Olá amigo José98.
Você o que que costuma por nos cevadouros para os pombos ??

Offline Jose98

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: caça verão 2019/2020
« Responder #3 em: 26 de Junho de 2019, 23:34:39 »
Boas coloco milho dente de cavalo e uma mistura que contém alguns cereais !
Mas mais milho e resulta bastante bem !
Mais perto da abertura 15 dias +- irei meter trigo e milho só.


Offline daniel

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: caça verão 2019/2020
« Responder #4 em: 27 de Junho de 2019, 21:59:50 »
Quando começou a fazer o cevadouro ??
Tou a tratar de um aqui na minha zona mas não tenho visto resultados.

Offline Jose98

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: caça verão 2019/2020
« Responder #5 em: 28 de Junho de 2019, 14:11:44 »
Já tenho o cevadouro feito desde de dia 1 de maio!
Poderá haver vários fatores não haverá mais nenhum cevadouro perto do seu?o sítio também poderá não ajudar.
Uma coisa que ajuda muito e remexer a terra com um trator chama logo a atenção.
Uma coisa bastante importante e não falhar com comer nenhum dia!os meus cevadouros são tratados 3 vezes por Semana .
Um truque que pode experimentar e colocar palha por cima do comer para parecer que foi cortada alguma sementeira.

Offline daniel

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: caça verão 2019/2020
« Responder #6 em: 01 de Julho de 2019, 13:27:41 »
Obrigado desde já colega Jose98.
Vou tentar pôr em prática algumas das suas ideias. O meu sítio penso que seja bom. Quanto a comida só tenho posto 1 vez por semana.

Offline Jose98

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: caça verão 2019/2020
« Responder #7 em: 02 de Julho de 2019, 20:07:51 »
Fui hoje tratar dos cevadouros sai às 3.30 da manhã de casa cheguei ao terreno as 5.45 para ter os cevadouros prontos antes de a passarada entrar .
Tratei deixei bastante comer em cada cevadouro que aguente até sábado por sexta feira não haverá possibilidade de ser tratado e no último cevadouro estive a ver como se dava a entrada e como estava composto.
Bem entrou bastantes borrachos o que quer dizer que já saiu a primeira remessa e que para não estarem a entrar pombos velhos estão no ninho  com outros...
Quanto a rolas ate as 10 horas contei 18 o que não me parece mal .
Agora os outros cevadouros não vi como estão mas sábado vou observar o 2 de 3 cevadouros.

Offline Jose98

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: caça verão 2019/2020
« Responder #8 em: 18 de Julho de 2019, 16:45:26 »
Boas amigos então como vão esses cevadouros?falta exatamente 1 mês cheguei agora do campo cansando e com 400 km feitos foi dia de marcação de portas e colocação da rama para as barracas o tempo anda variado que nem sei bem as rolas como andam a funcionar mais uma vez a semana passada as rolas dicediram mudar de zona com o tempo fresco e húmido mas ontem ontem voltaram a aparecer como ainda não tinham aparecido mas Tenho sérias dúvidas que se aguentem o tempo vai mudar outra vez no fim de semana quanto aos pombos esses mantém se estáveis e com várias 2° ninhadas quase prontas.

Offline Jose98

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: caça verão 2019/2020
« Responder #9 em: 06 de Agosto de 2019, 11:46:26 »
Feito o último carregamento da minha parte até a abertura 500kg cereal deixado no terreno e 50kg de pão para os patos ???? agora será os outros colegas a tratar dos cevadouros enquanto eu vou uma semaninha de férias ...
Desejo uma excelente abertura a todos e um excelente convívio bem haja.

Offline Jose98

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: caça verão 2019/2020
« Responder #10 em: 20 de Agosto de 2019, 10:10:29 »
Espero que todos tinham tido uma excelente abertura com um convívio magnífico  a minha abertura correu bem o trabalho de vários meses compensou lindamente até mais do que se esperava experimentamos a semente ervelhaca e dos 12 pombos que matei todos tinham somente essa semente..... tendo várias Sementes no cevadouro.
Concluíndo 11 portas deu 91 Pombos e 3 rolas que teimaram em aparecer e desaparecer e não voltaram mais agora e deixar descansar a caça e dia 1 de setembro fazer mais uma brincadeira .
Entretanto começam os trabalhos a duplicar por causa das lebres que já estão a aparecer com a mixmatose no alto Alentejo e Ribatejo infelizmente tendo sido um ano de criação magnífico há bastantes lebres mas por este andar e não havendo nenhuma cura ainda não vai ser fácil.
Boa continuação

Offline litos77

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: caça verão 2019/2020
« Responder #11 em: 20 de Agosto de 2019, 17:20:07 »
Que tenha corrido tudo bem para quem foi.
Eu como já tinha referido anteriormente, não me animei muito com a caça de verão, fiquei em casa com a minha família.
Nem a licença ainda tirei.
Vou esperar por Outubro, para fazer uma caçada ou outra às perdizes, que estas sim, fazem-me arrebitar.
E como já tenho os tordos alinhavados, resta-me aguardar, e desejar boa sorte, a quem teima em sair para o campo nestes dias.

Offline Jose98

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: caça verão 2019/2020
« Responder #12 em: 02 de Setembro de 2019, 23:44:18 »
dou assim por terminada a época de "verao" ontem acabou com 8 pombinhos e o cupo de rolas feito em 20 minutos  agora 4 semanas de ferias e depois esperar por Outubro pelas vermelhas e as russas que estao a ser afectadas  fortemente pela mixmatose.
sera um ano fraco de bolota e nao muito melhor de azinho.
Abraço a todos .

 

  

© Paixão Azul. Desenvolvido por W-negócios
Bem-vindo

Bem-vindo ao fórum do site português Paixão Azul dedicado ao pombo torcaz e à criação e comercialização de pombos de vara.

Contactos

Pedro Santana - pedro@paixaoazul.pt
Telemóvel: 91 681 62 42

Paulo Santana - pa@paixaoazul.pt
Telemóvel: 91 346 34 58

Site Paixão Azul