Fórum Paixão Azul

TORDOS 2018/2019

Autor Tópico: TORDOS 2018/2019  (Lida 74865 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline litos77

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #210 em: 01 de Fevereiro de 2019, 16:11:08 »
O Dionísio já vi k assumiu as dores.
Se é dos k mata tordo além do limite imposto pela zona de caça, não tinha pejo nenhum em denúncia-lo.  Era até com um certo cinismo , por isso espero que nunca se cruze comigo.
Quanto às rolas se não se fizer NADA, desaparecem . E o Dionísio não quer deixar de lhe dar caça ?  Tem que ser um esforço conjunto entre Europa e África.
O tordo que traz a rota do Mediterrâneo,  esse é que chega ao norte de África. Para Portugal e Espanha vem através da passagem de Navarra.
E no caso do tordo, as alterações climáticas têm vindo a fazer com que , como não há Invernos tão rigorosos a Norte , a sua deslocação pela comida não seja tão longa como antes. Agora encontra comida mais perto, encurtando assim as distâncias de migração.
Se vêm diminuindo de ano para ano, o melhor, no entender do Dionísio... É continuar a bombar neles, porque todos os outros Países o fazem, então vamos fazer de conta que está tudo bem.
Não está. E já se fala em medidas a nível da Europa para a rola.
Para o tordo a seu tempo alguma coisa será debatida também.

Não me alongo mais, pois não percebo nada disto...

https://www.seo.org/2015/06/24/la-rspb-desvela-con-la-ruta-migratoria-de-la-tortola-europea-en-el-reino-unido/

Veja a opinião deste estudo sobre a rola.


Offline dionisio

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #211 em: 01 de Fevereiro de 2019, 16:47:42 »
Sr litros 77 pela sua forma de se referir as pessoas da logo para ver que tipo de pessoa o sr e depois eu nao andei consigo na escola trato sempre com respeito alem de nao estar de acordo consigo,o sr no seu discurso mencionou somente a europa e na europa so se caça rolas e tordos em espanha e portugal depois os seus estudos sao como aqueles que dizem que o mundo ja esteve para acabar 100 vezes ,e ja agora nao tenho medo de me cruzar consigo e quando quizer.

Offline litos77

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #212 em: 01 de Fevereiro de 2019, 17:46:04 »
Sr litros 77 pela sua forma de se referir as pessoas da logo para ver que tipo de pessoa o sr e depois eu nao andei consigo na escola trato sempre com respeito alem de nao estar de acordo consigo,o sr no seu discurso mencionou somente a europa e na europa so se caça rolas e tordos em espanha e portugal depois os seus estudos sao como aqueles que dizem que o mundo ja esteve para acabar 100 vezes ,e ja agora nao tenho medo de me cruzar consigo e quando quizer.


Mais um Rambo da NET .  Ainda por cima , não entende português.
Como nunca se sabe com quem se está a falar, o melhor é ter cuidado com o que se diz.
Se não percebeu , explico :. Caso faça algo ilegal , espero que o denunciem.
Se for eu a estar presente, vamos os dois para a esquadra.

Offline dionisio

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #213 em: 01 de Fevereiro de 2019, 18:23:21 »
Sr litros 77 o sr vale 0 primeiro porque nem identificado esta, depois o sr como nao sabe nada de caça limitase a continuar a insultar as pessoas o sr fica a saber que por exemplo em frança nao se caça rolas nem tordos, quando o sr souber mais alguma coisa de caça estou dispunivel para discutir o assunto consigo.

Offline litos77

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #214 em: 01 de Fevereiro de 2019, 18:47:27 »
Em França ninguém caça à rola , lá chamam-lhe tourterelles
.

https://youtu.be/Nj4qJCKr7NQ

E também ninguém caça ao tordo, chamam-lhe grives.

https://youtu.be/FDp_lz7NHa8

Pelos vistos o Dionísio é que vale  zero .

Esquece que eu existo pá

Offline dionisio

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #215 em: 01 de Fevereiro de 2019, 19:15:59 »
O litros 77 tem que sair do país para saber ,esta tudo dito youtu be ,eu caço em frança tambem a 12 anos e sei do que falo o sr e um atrasado peço que me despreze por favor.

Offline Jose98

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #216 em: 01 de Fevereiro de 2019, 19:32:31 »
Vamos ter calma pessoal temos de ser unidos .
Eu digo tudo o que sei sempre não engano ninguém .
E digo quem quiser matar uns tordos e na serra de aire .
Já estou na sede de bugalhos para tirar credencial .

Offline litos77

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #217 em: 01 de Fevereiro de 2019, 20:14:25 »


La France n’est pas l’amie des tourterelles des bois
Par Cécile Arnoud | Publié le 13.08.2018 à 19h41


Dans la famille tourterelle, je demande celle des bois : Streptopelia turtur. Moins connue que sa cousine turque – Streptopelia decaocto – elle est également bien plus menacée. Pourtant, la France, comme six autres pays européens dont l’Italie et l’Espagne, s’est opposée en mai dernier à la proposition de la Commission européenne de suspendre la chasse de la tourterelle des bois. Ces pays ont jusqu’au 30 août pour revenir sur leur décision.

Une espèce discrète en France
La tourterelle des bois est une espèce migratrice visible en Europe de fin avril à septembre, sa période de reproduction, avant de passer l’hiver en Afrique du nord, dans la zone du Sahel, où les températures lui sied davantage. Contrairement à la tourterelle turque qui a envahi depuis quelques dizaines d’années nos jardins, Streptopelia turtur est une espèce menacée qui vit à l’écart des Hommes et des villes, en bordure de forêt, dans les haies, les bosquets, la garrigue ou encore les marais boisés. Dans l’Hexagone, on la connait peu et sa discrétion est peut-être en cause : « La France accueille près de 10 % de la population européenne de tourterelles des bois, derrière l’Espagne (46 %) et la Turquie (12 %) », explique la LPO dans son communiqué de presse.

La chasse de la tourterelle des bois est autorisée à Chypre, en Autriche, en Bulgarie, en France, en Grèce, en Italie, à Malte, au Portugal, en Roumanie, en Espagne. Environ deux millions d’oiseaux sont tués chaque année en toute légalité. Pourtant, l’espèce est victime d’un déclin important.

Offline litos77

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #218 em: 01 de Fevereiro de 2019, 20:18:33 »
O problema é que tem que se saber ler Francês...

Enfim vamos falar de assuntos sérios.
Aturar putos , é dose !!!

Offline Arménio Ramos

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #219 em: 01 de Fevereiro de 2019, 21:33:53 »
Caro Companheiro de caça "José 98",

Peço desculpa  de pedir ajuda , mas faço parte de um grupo de 5 caçadores, residentes no distrito de Aveiro, que em princípio irão estar em Bugalhos, pela 1ª vez, no próximo domingo, para caçada aos Tordos.
Estamos , neste momento , a tentar fazer a inscrição.
Na hipótese de concretização desta ida a Bugalhos e como NÃO CONHECEMOS NADA dessa área de caça, e como dá para perceber que o companheiro "José 98" é um conhecedor profundo da região e dessa ZCM , será possível marcarmos um encontro, ou falarmos ao telemóvel para nos dar algumas "dicas" de locais possíveis para fazermos a caçada!?

Muito Obrigado pela ajuda,

Arménio Ramos

Offline Jose98

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #220 em: 01 de Fevereiro de 2019, 21:42:19 »
Vou lhe mandar mandar mensagem privada aqui no fórum amigo Arménio ramos.

Offline NELINHO

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #221 em: 01 de Fevereiro de 2019, 21:53:59 »
Boa noite tordeiros.
Pessoal , não vale a pena chatear-nos uns com os outros , a caça é um desporto .
Mas claro que gosto de ver aqui no fórum ,  os colegas debaterem , todos os assuntos sobre a caça , mas tudo dentro de uma certa  moderação e educação.
É certo que também eu gostaria de fazer sempre o limite , quem é que não gostaria , mas entendo que , se assim fosse , depressa se dizimava o tordo.
Portanto , entendo que deve haver regras , e ética ,  no abate ,  não só ao tordo , como noutras espécies , MAS , não só em Portugal , mas sim pelo menos na Europa e no Norte de África.
Penso que será difícil , isso acontecer , até lá , terá de sermos nós a defender , e a entender , o que melhor será para o futuro da nossa caça ao tordo.
Um abraço

Offline pedro70

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #222 em: 01 de Fevereiro de 2019, 22:20:25 »
Os tordos à serra de aire chegaram agora, basta apalpar os peitos para ver o quanto magros estâo, o fim da epoca ser mais cedo nada tem a ver com a caça, mas sim com as aves de rapina que habitam na zona, porque fazem criação a partir desta altura.
Sò acho mal as leis não serem para todos igual, numas zonas acaba mais cedo , noutras mais tarde, numas caçasse até ao meio dia , noutras até ao anoitecer, enfim è como os cafés sem fumo, nuns fuma-se noutros não , depende do barmen... Assim vai as leis e regras neste nosso Portugal...

Offline dionisio

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #223 em: 02 de Fevereiro de 2019, 05:33:54 »
Boas malta a caminho de uma nova jornada de caça oa tordo ,quanto ao litros 78 so sabe o que lhe dizem ou seja a net experiencia propria 0 quando começa a caça em frança as rolas e pombos ja nao a uma rola no territorio nos paises mais a norte da europa a rola inicia a migraçao no principio de agosto nessa altura estou la para iniciar a caça nao a uma que seja .nao diga o que nao sabe .

Offline nando

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #224 em: 02 de Fevereiro de 2019, 09:37:38 »
Sempre ouvi dizer ( casa onde não há pão todos ralham e ninguém  tem razão ) para proteger mais os tordos façam como eu deixem de caçar tordos  8) ;) ;D

 

  

© Paixão Azul. Desenvolvido por W-negócios
Bem-vindo

Bem-vindo ao fórum do site português Paixão Azul dedicado ao pombo torcaz e à criação e comercialização de pombos de vara.

Contactos

Pedro Santana - pedro@paixaoazul.pt
Telemóvel: 91 681 62 42

Paulo Santana - pa@paixaoazul.pt
Telemóvel: 91 346 34 58

Site Paixão Azul