Fórum Paixão Azul

TORDOS 2018/2019

Autor Tópico: TORDOS 2018/2019  (Lida 75285 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Jose98

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #45 em: 01 de Dezembro de 2018, 15:52:36 »
Hoje uma das famosas romarias do norte deu uns tordos (Alijó). Pois vamos até zona centro as aberturas e não só! Alcanede, garça real, Monsanto foi muito bom de tordo hoje havendo vários limites.

Offline Gaio

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #46 em: 02 de Dezembro de 2018, 18:15:30 »
Hoje fui ver os tordos a serpa. Não vimos tordos quase nenhuns

Offline NELINHO

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #47 em: 02 de Dezembro de 2018, 19:12:38 »
Boa tarde tordeiros.
Então a caça foi boa ?
Ontem fui á abertura de Alijó , e tenho vos a dizer que ao romper do dia , +- 7 h , 07.20 h , eram às centenas a sair dos dormitórios , mas como se sabe , em Alijó leva se muito a sério só se poder começar a caçar ao nascer do sol , que ontem foi às 07.36 h .
Pois corre se o risco de sermos abordados pela GNR , e outros , pois eles estão no meio dos caçadores , fazendo se passar por tal , mas estão ali unicamente para caçar aqueles que não conseguem segurar o dedo no gatilho.
Mas custa mesmo muito , ver tanto pássaro , mesmo já com a claridade do dia aceitável , e não podermos caçar, porque a lei é assim e em Alijó fazem na cumprir.
Mas na minha opinião , está mal , porque é o nascer do dia , em que temos 80 %  de chances de encontrar as peças abatidas , e não o por do sol , e que aí sim , as nossas epoteses de encontrar as peças são quase nulas.
Espero que me tenha feito entender , e que modifiquem a lei , por claridade do dia e não por horas.
Um abraço
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2018, 19:14:34 por NELINHO »

Offline Jose98

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #48 em: 02 de Dezembro de 2018, 21:18:52 »
Amigo nelinho 10 caçadores apanhados aos tiros de noite ontem em Alijó. Pelo que sei eram 7.12 quando começou o tiroteio. Mas tem razão no que diz.
Alcanede depois de um dia fora do normal para a altura do ano ontem com grandes caçadas. Hoje o tempo não ajudou nevoeiro cerrado até às 12 horas. Mesmo assim ainda houve quem fizesse o gosto ao dedo

Offline Arménio Ramos

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #49 em: 03 de Dezembro de 2018, 17:46:42 »
Boa Tarde,

Também estive, com mais 4 companheiros, na abertura em Alijó e assisti a uma pouca vergonha de tiroteio ANTES do nascer do sol . Se foram apanhados (só) 10 ditos caçadores , tenho pena, deveriam ser muitos mais , porque houve dezenas e dezenas que começaram a atirar por volta das 7 horas(!!!) . Depois queixam-se que o PAN e outros que tais querem acabar com a caça....com exemplos destes, estão mesmo a pedi-las !
Se a legislação diz que só se deve iniciar os tiros ao Nascer do Sol, então em Alijó teria sido , no dia 1/12, às 7h34 e não ás 7h00...Quem espera tantos meses pela abertura, não pode esperar mais meia hora ?
Deviam ter vergonha e não actuar como autênticos jagunços.
Sejam caçadores.

Arménio Ramos

Offline Gaio

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #50 em: 03 de Dezembro de 2018, 21:34:35 »
Boa noite!
Concordo convosco.
Os caçadores têm de um vez por todas compreender a importância do respeito pelas regras que regulam a caça. Nesse sentido, deveriam ser adquiridos alguns hábitos que iriam melhorar o cumprimento das normas instituídas pelos órgãos institucionais.
Em relação aos tiros antes da hora definida deveria a entidade que gere a zona de caça ser obrigada a colocar os caçadores nos seus postos e segundo o cumprimento do horário para início da caçada. Não compreendo porque deve estar o caçador no posto 1h antes.

Offline Jose98

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #51 em: 04 de Dezembro de 2018, 09:47:26 »

Num caso como Alijó e impossível levarem a malta ao posto. Ou seja no norte não há portas como no Alentejo não funciona dessa maneira. É para as centenas de armas que lá estavam e mesmo impossível. Havia perto de 4000 mil candidatos a abertura. Ao certo não sei quantos caçaram mas foram largas centenas
E para não falar dos que lá dormem não é só 1 hora antes e a noite toda

Offline dionisio

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #52 em: 04 de Dezembro de 2018, 17:48:57 »
boas malta muito tordo no fundao boas caçadas feitas domingo foi abertura Deus para todos

Offline Vascosantos

  • Aspirante Paixão Azul
  • *
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #53 em: 05 de Dezembro de 2018, 14:05:57 »
Boa tarde a todos,
Penso que a lei tem de ser cumprida, embora ache que como disseram a probabilidade de encontrar um tordo ao amanhecer será maior que ao anoitecer, por isso é que acho que deveria ser alterada, deveria haver uma hora limite para o fecho do dia e deveria ser melhor regulamentada a hora do principio da caçada...
Está mal, mal até tal alteração acontecer à que respeitar a lei... :-[

Offline Jose98

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #54 em: 08 de Dezembro de 2018, 10:15:58 »
Já não sei o que dizer dos tordos este ano. Sábado dia 1 animou em alcanede umas dúzias bem aviadas. Domingo fracasso total. Quinta feira não se caça la. Vale da serra tem uns cantos que se mata 20 tordos arrancados a ferros. 250 metros ao lado e 0000. Malta do Norte alguém que saiba como está barca de alva, Almeida, Celorico da Beira que me de uma ajudinha

Offline Gaio

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #55 em: 09 de Dezembro de 2018, 22:28:37 »
Ontem já vi uns tordos perto de Portel que me animaram apesar de andar às perdizes.  Ainda não fizemos  a abertura nem sabemos se será este fim de semana

Offline zarolho

  • Aspirante Paixão Azul
  • *
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #56 em: 09 de Dezembro de 2018, 22:59:56 »
Boa noite a todos. Hoje na serra de Minde 3 espingardas 12 tordos. Está fraquissimo , não se percebe onde é que os tordos que entraram há mais de um mês atrás se enfiaram.
 Para quem não sabe fica aqui a informação que neste momento quando se faz a renovação do uso e porte de arma e sejamos portador de mais de 2 armas da mesma classe obrigatoriamente temos que pagar 180€ para as autoridades fazerem  a vistoria ao cofre. Antes era aleatorio e cerca de 120€ , agora vão a todos e passa para 180€. É REVOLTANTE.
Para quem como eu ,que pertence á classe média baixa, a caça tornou-se uma paixão dificil de suportar e conjugar com a vida familiar.
 Sei que é uma utopia e impossivel de concretizar mas o que estes dirigentes de mer...... mereciam era que para o ano ninguem gasta-se 1 euro que fosse com a caça .

Offline HAlqueva

  • Aspirante Paixão Azul
  • *
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #57 em: 10 de Dezembro de 2018, 09:38:55 »
Bom dia! Pois é amigo Zarolho a caça está a chegar a um ponto muito sufocante, eu entreguei uma das duas armas que tinha, para não ter mais esse encargo e chatice! O lucro tem que ser sempre aquele ou maior para os chulos, por isso inventam e aumenta a carga sobre nós! Mas o que revolta mais é que no nosso país ninguém tem nenhum cuidado por nos ajudar e salvaguardar! Vão por tentativa terminando com umas coisas, aumentando outras, para nós irmos indo aos poucos ou em massa terminando com a nossa paixão!
Relativamente aos tordos aqui pela minha zona existem poucos, vamos ver para Janeiro e Fevereiro como vai correr!
Abraços e boas caçadas

Offline Jose98

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #58 em: 11 de Dezembro de 2018, 19:09:08 »
Boas amigos hoje vi uns tordos de passagem na zona de Fátima logo pela manhã de passagem. Tordo ruivo...

Offline Arménio Ramos

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: TORDOS 2018/2019
« Responder #59 em: 13 de Dezembro de 2018, 18:35:03 »
Boa tarde,

Hoje numa caçada aos Tordos, na zona da Idanha / Castelo Branco, muito fraco ( 9 cobrados ).
Vento muito forte e poucos Tordos.
Onde andam?

Como está a zona da Serra dos Candeeiros?
E em Celorico da Beira?

O fórum é pouco participado e há também fraca partilha de informação relevante.
Parece que anda tudo a esconder o que sabe...

Feliz Natal , Boas Caçadas em 2019

 

  

© Paixão Azul. Desenvolvido por W-negócios
Bem-vindo

Bem-vindo ao fórum do site português Paixão Azul dedicado ao pombo torcaz e à criação e comercialização de pombos de vara.

Contactos

Pedro Santana - pedro@paixaoazul.pt
Telemóvel: 91 681 62 42

Paulo Santana - pa@paixaoazul.pt
Telemóvel: 91 346 34 58

Site Paixão Azul