Fórum Paixão Azul

Bons coutos e maus coutos de pombos

Autor Tópico: Bons coutos e maus coutos de pombos  (Lida 20624 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Paixão Azul

  • Moderador Geral
  • Orientador Paixão Azul
  • *****
    • Ver Perfil
Bons coutos e maus coutos de pombos
« em: 06 de Janeiro de 2014, 18:02:20 »
Inicio aqui um novo tópico para podermos "dizer mal" mas também para podermos "dizer bem". Trata-se de um espaço onde cada um poderá referir os "barretes que enfiou" nas suas caçadas ("ao dia" ou "à época"), referindo o que não gostou, mas onde também poderá referir o que lhe corrreu bem e o que gostou, tanto no que se refere a resultados como no que se refere à organização e gestão dos coutos.

Este tipo de discussão nos fóruns é importante e poderá ser muito útil para evitar dissabores a outros apaixonados por esta caça.

Offline Gonçalo M.

  • Aspirante Paixão Azul
  • *
    • Ver Perfil
Re: Bons coutos e maus coutos de pombos
« Responder #1 em: 06 de Janeiro de 2014, 18:20:14 »
Acho um óptimo tópico, se o pessoal gostar de participar nele irá deixar umas ideias das zonas melhores e piores de cada época.

Se o pessoal " quisesse " dizer também os valores das portas e os pombos abatidos no final da época seria bom.

Eu caço no Ladoeiro e tem sido uma época fraca, mas o forte naquela zona é Janeiro, vamos ver se o tempo melhora a ver se os pombos aparecem em força.

Offline Paixão Azul

  • Moderador Geral
  • Orientador Paixão Azul
  • *****
    • Ver Perfil
Re: Bons coutos e maus coutos de pombos
« Responder #2 em: 07 de Janeiro de 2014, 16:09:35 »
Não tenho dúvida de que se trata de um tema que deverá maior adesão mais para o final da época, pois agora ainda estamos a aguardar a "ver o que dá". Mas seria interessante que houvesse alguma adesão e que alguns números fossem divulgados.

Offline dionisio

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: Bons coutos e maus coutos de pombos
« Responder #3 em: 09 de Janeiro de 2014, 19:49:00 »
em relação a este tópico acho que todos caçadores devem informar como correm as caçadas, e quem no caso das caçadas ao dia e enganado por os típicos vendedores do que não tem neste caso pombos ,para que outros caçadores não venham a ser enganados também.nos este ano compramos em ves de porta uma zona para a época para caçar pombos com aproximadamente 60 h na herdade vale dos reis perto de casebres,pagamos 2000 euros e se não ouver alteração nenhuma nas movimentações dos pombos tenho para vos dizer que já tivemos anos melhores de pombos.

Offline AZUL GASCOGNE

  • Aspirante Paixão Azul
  • *
    • Ver Perfil
Re: Bons coutos e maus coutos de pombos
« Responder #4 em: 09 de Janeiro de 2014, 23:01:21 »
Até agora em S.Domingos Ordem zeros.......
Talvez agora que os pombos regressam a pouco e pouco do sul, e se vier vento norte se façam algumas caçadas.
Comida muita!
Tranquilidade este ano nem tanto, houve arranque de arvores, e tem havido corte e transporte de lenhas.
Vamos ver.....

Offline pnegaças

  • Aspirante Paixão Azul
  • *
    • Ver Perfil
Re: Bons coutos e maus coutos de pombos
« Responder #5 em: 14 de Janeiro de 2014, 22:17:06 »
Saudações cinegéticas para todos os participantes,
 Este será sem dúvida alguma um tópico, não só importante como também necessário!
Claro está que nem sempre as épocas nos correm a preceito e da forma desejada!
Gostaria de deixar algumas considerações para que entre todos possamos ter uma ideia daquilo que se passa no panorama cinegético nacional:
- As reservas tem cada vez mais dificuldade em sobreviver, não bastando os elevados encargos financeiros que começam a ser cada vez mais incomportáveis, os resultados das caçadas nessas mesmas reservas deixam muito a desejar, logo ao passar de cada época os associados são cada vez menos indo agravando cada vez mais o já precário saneamento financeiro.
- Pelo que conheço a grande parte das reservas senão a totalidade, não estão de forma alguma vocacionadas para a actividade cinegética, ora quando não é por parte da pecuária acaba por ser pelo abatimento da nossa floresta pela parte da vertente madeireira logo com o contínuo abate de uma imensidão de pinhais acaba por alterar de forma significativa a movimentação dos torcazes.
- Quando a própria tutela se limita somente a cobrar impostos os quais, afastam cada vez mais os novos e acabam por originar,isso sim novos desistentes,deveriam na realidade ser investidos no sector de onde provêem, porque com tanta comissão e estudos feitos neste país,
se porventura fosse feito um pequeno estudo no sector, possivelmente esses «iluminados» chegassem á conclusão que porventura este poderá ser um sector, não auto sustentável mas muito próximo dessa dita sustentabilidade.
Muito mais há para dizer mas isso será para outras alturas............

Offline JD

  • Aspirante Paixão Azul
  • *
    • Ver Perfil
Re: Bons coutos e maus coutos de pombos
« Responder #6 em: 14 de Janeiro de 2014, 22:57:14 »
Boas pessoal !

No que me diz respeito, este ano as várias caçadas que fiz foram um autêntico fiasco.
O que me valeu é que fui sempre como convidado e por isso não desembolsei muito dinheiro.
De qualquer forma continuo a achar um disparate venderem-se determinadas portas à época/dia por valores exagerados. É inadmissível como se pode cobrar um euro que seja a um caçador que viaja centenas de km e nem um tiro dá durante 8h a olhar para o céu !!!...É por este tipo de atitudes que a caça está como está, pelas ruas da amargura...

Este ano estive 2 vezes na Herdade da Mata em S.Pedro Gafanhoeira. O couto parece-me excelente, não só ao nível da área de caça e vegetação envolvente, mas também no que diz respeito à gestão cinegética. É composto por 14 portas, sendo que cada porta alberga 4 espingardas com espaço mais do que suficiente para negaçar e atirar de vários pontos com distâncias superiores a muito mais de 100m entre cada caçador. Contudo, apesar destas excelentes condições, pombos é coisa que não há por aquelas bandas desde a abertura em Novembro. As caçadas são sofriveis e em média só 2 ou 3 portas é que caçam, no limite 1 ou 2 pombos...a maioria das portas nem um tiro dá !

JD

Offline joão paulo

  • Aspirante Paixão Azul
  • *
    • Ver Perfil
Re: Bons coutos e maus coutos de pombos
« Responder #7 em: 23 de Janeiro de 2014, 16:18:15 »
boa tarde

um amigo meu comprou uma porta para os pombos no volta do vale o preço até não estavam a pedir muito para os valores que pedem por ai  mas ele foi enganado pelas pessoas que estão a explorar a reserva ao sábado eles caçavam a geral e ao domingo eles iam para as portas caçar aos pombos e naquela zona andavam bastantes pombos a reserva cheia de bolota para eles comerem mas em vez de deixarem ficar os pombos não respeitaram as pessoas  que confiaram neles pensando que ninguém caçava lá resumindo foi um fiasco este ano nos pombos até já deixou de caçar na reserva

aqui vai um aviso de tantos muitos

cumprimentos

Offline jpmp24

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: Bons coutos e maus coutos de pombos
« Responder #8 em: 23 de Janeiro de 2014, 17:54:31 »
Boa tarde,
Como em tudo na vida, existem coisas boas e coisas más!
Somos nós caçadores que temos de saber destiguir e separar o trigo do joio!
Por exemplo existem Zonas de caça turisticas onde o conceito principal é a diversão e não propriamente a exploração do capitalismo!
É claro, e todos sabemos disso, que mesmo aquelas Zonas de caça que tem o conceito de diversão têm contas a pagar ao final de cada época (ou no inicio de cada época). No entanto estas zonas somente realizam o dinheiro para pagar despesas sem o conceito de exploração e de ganhar dinheiro com os caçadores. Nos dias de hoje, esta prática é de louvar. Eu caço numa perto do Torrão e sei do que falo!
Engane-se aquele que sai de casa de madrugada somente para ir matar... Isto hoje em dia já não pode ser visto assim.
Há coisa de 10 a 20 anos atrás todos iamos para o livre, uns matavam outros olhavam para o ar, todos também gastavamos dinheiro (impostos, gasóleo, licencas, portagens, etc). Ai ninguem falava, era tudo de todos. Agora estamos como estamos!
De certeza que o amigo do Joao Paulo saberá destiguir o trigo do joio, e quando ouvir falar do gestor que vendeu as posições aos pombos irá ficar logo arrepiado! Também ouvi relatos de caçadores em que os gestores cinegéticos das zonas onde caçavam faziam o mesmo!!!
Ainda existem pessoas com credibilidade no meio, contudo poderão não ter tido tordos, pombos, coelhos, lebres ou outro tipo de especie cinegética nas suas zonas de caça! A caça é incerta. Nunca existe garante de existencia de caça nas zonas. Temos de saber lidar com isso, pagando 30€ ou 5000€!
Saudações Cinegéticas
Joao


Offline joão paulo

  • Aspirante Paixão Azul
  • *
    • Ver Perfil
Re: Bons coutos e maus coutos de pombos
« Responder #9 em: 24 de Janeiro de 2014, 09:12:42 »
amigo jpmp24  com certeza que nem todas as pessoas são iguais, mas quando eu disse que o meu amigo foi enganado pelas pessoas que estão a explorar a reserva eles não vendem caça ,são um grupo de caçadores que sobre alugaram a reserva eles venderam umas portas para os pombos para fazer face as despesas ai tudo bem, mas não respeitaram o palavra que disseram ao meu amigo.
não sei se me faço entender


cumprimentos

Offline jpmp24

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: Bons coutos e maus coutos de pombos
« Responder #10 em: 24 de Janeiro de 2014, 17:11:48 »
Sim fez-se entender perfeitamente!!! o conceito de exploração neste caso passa por receber do caçador, dizer que tem posições aos pombos e que nao caçam lá e depois irem lá nos outros dias caçar!!! Uma vez por outra, é como o outro! Em áreas diferentes dos pombos, é como o outro! sistematicamente e se calhar nas próprias zonas das posições dos pombos, muito mau!
Mas também possivelmente esses gestores de caça não têm muita experiencia sobre o assunto, estão ainda a aprender :)
E de certeza que irão aprender pois o seu amigo já não deve lá voltar tao cedo!!!


Offline dionisio

  • Visionário Paixão Azul
  • ***
    • Ver Perfil
Re: Bons coutos e maus coutos de pombos
« Responder #11 em: 24 de Janeiro de 2014, 21:03:54 »
pois meus bons amigos,eu acho que as portas,as zonas,as posições ao dia ou a época quando se fazen boas caçadas nunca são caras,mas também a que lembrar que so se vende o sitio para caçar não se vendem pombos nen tordos,

Offline jpmp24

  • Orientador Paixão Azul
  • **
    • Ver Perfil
Re: Bons coutos e maus coutos de pombos
« Responder #12 em: 25 de Janeiro de 2014, 10:49:11 »
Sem dúvida Sr. Dionísio, tem toda a razão!
Pena é que certos caçadores (e que fique claro não me estou a referir a ninguém do fórum) não pensem assim e pensam no sentido de matar, matar e mais matar...
Pela incerteza da caça, acaba por ser um desporto bonito e agradável :)
Votos de boas caçadas para todos!

Offline joão paulo

  • Aspirante Paixão Azul
  • *
    • Ver Perfil
Re: Bons coutos e maus coutos de pombos
« Responder #13 em: 25 de Janeiro de 2014, 11:14:59 »
concordo consigo amigo Dionísio pois os pombos e os tordos teem asas hoje estão aqui amanhã estão a quilómetros é uma caça incerta como diz o ditado caça ao pombo caça de tombo



cumprimentos 

Offline vascobaptista

  • Aspirante Paixão Azul
  • *
    • Ver Perfil
Re: Bons coutos e maus coutos de pombos
« Responder #14 em: 30 de Janeiro de 2014, 19:31:03 »
Comprei uma porta com mais doi amigos numa zona entre a Urra e Assumar. Pareceu-nos com excelentes condições na visita que fizemos em inicios de Novembro antes de comprar a porta.
A realidade é que ainda não demos lá um tiro e não sei se vamos dar...
O preço ficou em conta, 300€ pela porta, 100€ a cada um, mas se nem um tiro der foi muito caro:):)
Alguém tem mais conhecimento dessa zona, Urra, Assumar, Arronches, etc...
Um abraço e obrigado

 

  

© Paixão Azul. Desenvolvido por W-negócios
Bem-vindo

Bem-vindo ao fórum do site português Paixão Azul dedicado ao pombo torcaz e à criação e comercialização de pombos de vara.

Contactos

Pedro Santana - pedro@paixaoazul.pt
Telemóvel: 91 681 62 42

Paulo Santana - pa@paixaoazul.pt
Telemóvel: 91 346 34 58

Site Paixão Azul